A Prefeitura de São Paulo planeja lançar, ainda nesta gestão, uma licitação para a construção e operação de uma rede de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no centro da capital. O projeto prevê duas linhas, que devem atuar como instrumentos de requalificação urbana, integrando intervenções que vão além da mobilidade e incluem melhorias no espaço público.
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A proposta contempla calçadas mais largas e áreas verdes ao longo dos trilhos, contribuindo para o escoamento da água da chuva e priorizando a circulação de pedestres. Os veículos do VLT deverão ter piso baixo, com capacidade para vencer rampas de até 6% e realizar curvas com raio mínimo de 25 metros. A previsão é de uma frota inicial de 36 composições.
Foram avaliadas diferentes tecnologias de tração, incluindo modelos conectados à rede elétrica, sistemas com supercapacitores, baterias, hidrogênio e até trens sobre trilho virtual. A escolha final será definida no edital da licitação, que deve ser lançado futuramente.
Linhas inspiradas na natureza paulistana
Os ramais do projeto receberão nomes de espécies de árvores típicas da cidade.
A Linha Sibipiruna, inspirada na árvore nativa de grande porte e copa arredondada, ligará o centro histórico à região do Bom Retiro.
Já a Linha Jequitibá, que homenageia uma das árvores mais imponentes da flora brasileira, dará nome ao ramal circular que percorrerá o centro histórico de São Paulo.
De acordo com a meta 52 do Plano de Metas da atual administração, o objetivo é “viabilizar o VLT Bonde São Paulo”, por meio da conclusão dos estudos técnicos e da publicação do edital de licitação que vai definir o modelo e os parâmetros do projeto.




