Linha 23-Limão pode ser o próximo projeto prioritário do Metrô

Atualmente, o Metrô de São Paulo conduz ao menos seis extensões de linhas metroviárias, sendo que quatro delas estão em obras (ou em vias de contratação) e duas em fase de projeto. Estas últimas correspondem às linhas 20-Rosa, que está na fase de projeto básico, e 22-Marrom, que pode ter seu projeto básico contratado até o final do ano.

No caso das obras, estão em andamento as extensões da Linha 2-Verde até Guarulhos, da Linha 15-Prata até Ipiranga e Jacu Pêssego, além da conclusão da Linha 17-Ouro. Também está em contratação a Linha 19-Celeste, que vai ligar São Paulo a Guarulhos.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Com o avanço das linhas em execução, novos projetos acabam surgindo — ou voltando à tona. É o caso da Linha 23-Limão, que já apareceu em mapas da futura rede, mas acabou não sendo considerada prioritária nos últimos anos.

Durante uma palestra transmitida no canal da UNIMETRO — Universidade Corporativa do Metrô de São Paulo — representantes da companhia citaram o novo eixo de transporte como o próximo a receber maior atenção.

Trajeto desconhecido 

Ainda não se sabe qual é o trajeto atual da linha. Na década passada, o novo eixo metroviário — que também chegou a ser chamado de Linha 23-Magenta — previa a ligação da Dutra até a Lapa, com integrações nas estações Dutra (linhas 2 e 19), Santana (Linha 1), Freguesia do Ó (Linha 6) e Lapa (linhas 7, 8, 9 e 20). Depois, outros documentos apontavam a linha partindo de Tiquatira.

Há também expectativa sobre como a nova linha deve ser desenhada, uma vez que há nas pranchetas dos projetistas da CPTM outro arco norte: a nova Linha 26-Ametista, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), revelada durante uma palestra de Thiago Silva na 31ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, promovida pela AEAMESP – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô.

No caso da Linha 23 do Metrô, a proposta original previa uma ligação na zona norte, com um traçado mais próximo à Marginal Tietê.

Já a nova linha da CPTM pode ter 23 estações: Sanazar, Bussocaba, Presidente Altino, Vila Jaguara, São Domingos, Pirituba, Vila Zatt, Jardim Maristela, Hospital Cachoeirinha, Imirim, Mandaqui, Jardim França, Tucuruvi, Vila Gustavo, Vila Sabrina, Parque Novo Mundo, Gabriela Mistral, Carvalho Pinto, Ponte Rasa, Calim Eid, Águia de Haia e Imperador. A Linha 26 deve atender cerca de 790 mil passageiros por dia, patamar semelhante ao da Linha 11-Coral, atualmente a mais movimentada da CPTM.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus