SP testa superônibus elétrico no futuro Corredor Verde

JFDiorio/SECOM

A cidade de São Paulo apresentou nesta quarta-feira (8) o primeiro ônibus superarticulado 100% elétrico, que deverá circular no futuro Corredor Verde da Avenida Nove de Julho. O veículo está em fase de testes e ensaios de homologação conduzidos pela SPTrans antes de integrar oficialmente a frota municipal.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

O novo modelo tem 22,7 metros de comprimento e oferece ar-condicionado, entradas USB e Wi-Fi, além de avançados recursos de acessibilidade e segurança, superiores aos dos ônibus articulados convencionais.

“Esse ônibus fará parte dos quase mil veículos elétricos de São Paulo, que não poluem. Ele vai integrar um projeto importante da cidade, que são os Corredores Verdes, começando pela Avenida Nove de Julho”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes

Segundo a prefeitura, os Corredores Verdes de Transporte unem inovação tecnológica, infraestrutura moderna e compromisso ambiental. O primeiro corredor, em implantação na Nove de Julho, contará com ônibus não poluentes, pontos de parada com placas fotovoltaicas e projetos paisagísticos para ampliar a cobertura vegetal da região. “Ou seja, tudo sustentável e com respeito ao meio ambiente”, ressaltou o prefeito.

A iniciativa faz parte de uma série de ações da Prefeitura voltadas à sustentabilidade. No Dia Mundial Sem Carro, por exemplo, foram entregues 120 novos ônibus elétricos, elevando a frota municipal para 961 veículos sustentáveis — sendo 760 movidos a bateria e 201 trólebus.

JFDiorio/SECOM

Corredor Verde da Nove de Julho

O projeto do Corredor Verde inclui a modernização de 12 estações de embarque e desembarque do modelo Barbosa & Corbucci, distribuídas em quatro pontos: Getúlio Vargas, José Maria Lisboa, Estados Unidos e Guianas.

As novas Estações Sustentáveis terão energia solar com certificação I-REC, brises vegetados com resfriamento evaporativo, pintura refletiva para reduzir a absorção de calor, coleta seletiva, painéis digitais com informações sobre clima e itinerários, sensores climáticos para monitorar o microclima e câmeras conectadas ao sistema Smart Sampa.

O projeto também prevê a revitalização de 4.300 m² de canteiros centrais, com paisagismo e plantio de espécies nativas.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus