O Metrô do Rio de Janeiro foi pioneiro na América Latina ao adotar a tecnologia de pagamento por aproximação (Near Field Communication – NFC), que facilita o embarque diário de milhares de passageiros, entre brasileiros e estrangeiros.
De acordo com dados da VisaNet, entre maio de 2024 e maio de 2025, 40% das viagens realizadas no MetrôRio com cartões da bandeira Visa por aproximação foram feitas por turistas. O levantamento aponta picos de uso da tecnologia durante o Carnaval, em março, e no mês de abril, quando o show da cantora Lady Gaga em Copacabana atraiu grande público à cidade.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Entre os visitantes internacionais, os norte-americanos lideram o ranking de utilização dos cartões Visa com pagamento por aproximação, seguidos por turistas da Argentina, França, Chile, Alemanha, Reino Unido, Portugal, Espanha, Peru e Canadá. Esses dez países representam 75% das transações realizadas por estrangeiros no sistema metroviário carioca.
Desde 2019, os passageiros do MetrôRio contam com a praticidade da tecnologia NFC em todas as 41 estações. Para embarcar, basta aproximar o cartão de crédito, débito ou dispositivos compatíveis — como celulares, relógios ou pulseiras — no validador da catraca. A tarifa é debitada automaticamente, sem custo adicional ou taxas, garantindo mais agilidade e fluidez no deslocamento.




