Como os trens da Linha 2-Verde acessarão o Pátio Paulo Freire?

Renato Lobo

A implantação da Linha 2-Verde, no trecho entre Penha e Dutra, já está em andamento, com obras na Estação Penha de França e preparação de terrenos nas áreas de Gabriel Mistral e do Pátio Paulo Freire.

O novo espaço funcionará como pátio principal da Linha 2, com área total superior a 203 mil m² — menor apenas que os pátios Itaquera (470 mil m²) e Jabaquara (330 mil m²).

O Via Trolebus teve acesso ao licenciamento ambiental do empreendimento, que revela detalhes sobre o acesso dos trens ao pátio. Em Itaquera, por exemplo, há um elevado logo após a estação final, que leva diretamente ao pátio principal do Metrô. Já em Jabaquara, o acesso ocorre após a estação terminal da Linha 1-Azul, onde o trecho subterrâneo dá lugar a uma via em superfície. No caso do Tamanduateí, o estacionamento é ligado por dois túneis singelos entre as estações Sacomã e Tamanduateí, antes da via elevada.

Frota H já repaginado – Foto: Renato Lobo

Acesso em via elevada

No projeto do Pátio Paulo Freire, segundo o documento, o acesso será feito por uma via localizada entre o VSE São Pedro — situado entre as futuras estações Fernão Dias e Ponte Grande — que permitirá a entrada e saída dos trens.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

De acordo com o documento, antes do acesso ao Pátio Paulo Freire há um trecho sem inclinação logo após a Estação Fernão Dias. A partir desse ponto, o traçado passa a ter uma rampa ascendente de 4%, que dá origem aos túneis de ligação com o pátio.

Como o traçado da Linha 2-Verde segue em direção ao Shopping Internacional de Guarulhos e não foi possível alterar o terreno destinado ao pátio, a solução adotada para o acesso prevê que a saída do pátio ocorra em via elevada, cruzando o Córrego Cabuçu de Cima e a Avenida Educador Paulo Freire.

Metro de SP

Após essa elevação, o emboque dos túneis de acesso será realizado em uma área desocupada, a partir da qual as vias passam a ser subterrâneas.

O pátio terá capacidade para estacionar até 32 composições, além de oficinas, almoxarifados, áreas administrativas e toda a infraestrutura necessária para manutenção preventiva e corretiva. O local também contará com uma via exclusiva para testes e outras atividades de apoio à operação.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus