Segunda linha do VLT em Santos tem novo prazo

Divulgação

Uma vistoria técnica realizada na última sexta-feira (19) marcou a visita às obras do segundo trecho do VLT da Baixada Santista, entre a Avenida Conselheiro Nébias e o Valongo, em Santos. A expectativa é que a operação com passageiros comece ainda neste semestre, possivelmente em dezembro. O prazo, entretanto, está atrasado em relação as ultimas promessas do estado.

O evento contou com a presença de representantes da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), BR Mobilidade, além das prefeituras de Santos e São Vicente e da CET-Santos.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Atualmente, o sistema passa por testes da via permanente e da rede aérea, além da conclusão de instalações de energia, telecomunicações, controle semafórico e sinalização. Essas etapas são consideradas essenciais para a entrada em operação.

“A operação será implantada de forma gradual e evolutiva, garantindo um início seguro e integrado com os demais modais e com o fluxo de pedestres no novo trecho”, destacou André Isper, diretor-presidente da Artesp.

Percurso da vistoria

A vistoria percorreu dois trajetos. O primeiro foi até as obras da Ponte A Tribuna, na Estação Barreiros, em São Vicente, que dará acesso ao futuro Trecho 3 (Barreiros/Samaritá), considerado estratégico por conectar a Área Continental de São Vicente diretamente a Santos.

Na sequência, a comitiva seguiu até o Centro/Valongo, onde será instalada uma das subestações de energia do sistema.

Segundo o diretor-presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves, o trabalho educativo junto à população também será fundamental. “Um mês antes da entrega comercial do VLT, a CET estará promovendo campanhas educativas voltadas a motoristas, comerciantes e à população em geral no circuito do sistema, orientando para que os veículos não parem mais sobre os trilhos. Este trabalho será essencial para que o VLT possa fazer seu trajeto com tranquilidade e segurança”, afirmou.

12 novas paradas

O segundo trecho do VLT terá 8 km de extensão e 12 pontos de embarque e desembarque, passando por locais estratégicos como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo.

Os novos trens vão oferecer um transporte elétrico, silencioso, rápido, confortável e não poluente. Com a operação plena, a expectativa é de reduzir a circulação de automóveis no centro de Santos, contribuindo para maior fluidez no trânsito e melhorias na mobilidade urbana da região.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus