Tarcísio envia orçamento de 2026, contemplando 6 linhas de metrô

Divulgação: Metrô de São Paulo

O governador Tarcísio de Freitas encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) o Projeto de Lei nº 1036/2025, que estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício de 2026. A proposta, acompanhada da Mensagem A-067/2025, foi protocolada em 30 de setembro.

De acordo com o governo, o orçamento engloba o Orçamento Fiscal, o da Seguridade Social e o de Investimentos das empresas estatais controladas pelo Estado, abrangendo todos os poderes e órgãos da administração direta e indireta.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Na justificativa, Tarcísio ressaltou que a proposta segue as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal, da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 e do Plano Plurianual vigente. Ele destacou ainda que quase três quartos da receita do Executivo estão direcionados para áreas como saúde, educação, segurança pública, habitação, cultura, meio ambiente e políticas sociais.

Entre os investimentos previstos estão a continuidade das obras das linhas 6-Laranja, 17-Ouro, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata do Metrô; a modernização de linhas ferroviárias; o término do Rodoanel Norte; a duplicação e modernização de rodovias; a implantação do Trem Intercidades São Paulo–Campinas; além do início das obras do Túnel Imerso Santos–Guarujá e da criação do novo Centro Administrativo no centro da capital.

A análise do projeto caberá agora aos deputados estaduais da Alesp.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus