Linguagem simples e empregos locais marcam iniciativas da ViaMobilidade

Durante o evento Cidade CSC 2025: O Futuro das Cidades Inteligentes, realizado em São Paulo, o diretor da ViaMobilidade das Linhas 5-Lilás e 17-Ouro, Antonio Marcio Barros Silva, apresentou iniciativas e reflexões sobre o papel do transporte na transformação das cidades. O painel teve como tema “Planejar para transformar: mobilidade e desenvolvimento urbano”.

Segundo Silva, a atuação da companhia vai além da operação dos trens. “A Motiva é a maior operadora privada da América do Sul, a sétima maior do mundo, transportamos cerca de 3 milhões de pessoas por dia. Nós não transportamos, nós cuidamos, acolhemos”, afirmou.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

O executivo destacou que a empresa busca integrar serviços e gerar benefícios adicionais para os passageiros. “Toda essa parte de mídia gera não só receita não tarifária, como também informação e serviço. Hoje utilizamos todos os recursos disponíveis nas estações para prestar um atendimento cada vez melhor ao nosso cliente”, explicou.

A acessibilidade foi um dos pontos centrais da apresentação. “Acessibilidade é um assunto superimportante para nós. Hoje 100% das nossas estações são totalmente acessíveis. Isso não é simplesmente um serviço, é uma questão de respeito. Temos que estar preparados para transportar todas as pessoas da mesma forma, porque todos têm direito”, destacou Silva.

Ele citou ainda a inauguração recente de melhorias na Estação Hospital São Paulo, da Linha 5-Lilás, onde toda a comunicação visual foi reformulada com base nos princípios da Linguagem Simples. “Mudamos toda a parte de comunicação visual para uma linguagem simples, porque a Linha 5 é conhecida como a linha dos hospitais, que atende uma região com muitos hospitais”, disse.

As novas sinalizações adotam frases curtas, pictogramas e ícones que facilitam a compreensão, tornando a circulação mais intuitiva e ampliando a autonomia dos passageiros. A medida, segundo a ViaMobilidade, beneficia todos os perfis de clientes ao proporcionar maior clareza e sensação de segurança.

Outro ponto ressaltado por Silva foi a preocupação da companhia com a geração de empregos locais nas obras de expansão em andamento. “Contratamos trabalhadores que vivem nas próprias regiões para as obras de extensão da Linha 4 até Taboão e da Linha 5 até o Jardim Ângela”, informou.

As iniciativas, segundo o diretor, reforçam o compromisso da ViaMobilidade em alinhar mobilidade urbana, inclusão e desenvolvimento sustentável, contribuindo para cidades mais humanas e inteligentes.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus