A semana deve começar com eventos decisivos para o avanço da futura Linha 19-Celeste do Metrô, um novo eixo metroviário que conectará a capital paulista a Guarulhos.
O traçado terá início na estação Anhangabaú, no centro de São Paulo, e seguirá até o Bosque Maia, em Guarulhos. No percurso, passará por bairros como Pari, Vila Maria e Vila Sabrina, na capital, além de Itapegica, Vila Augusta e o centro de Guarulhos.
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A escavação será realizada por meio de três tatuzões, em obras executadas pelo Metrô de São Paulo com apoio de consórcios contratados pela estatal.
Nesta segunda-feira, 22 de setembro de 2025, ocorre a abertura das propostas da licitação, dividida em três lotes. A sessão será a primeira de três etapas públicas, que prosseguem até quarta-feira, 24 de setembro.
Prazo de conclusão
O prazo previsto é de 75 meses após o início das obras. A construção deve começar em 2027, com entrega estimada para meados de 2033 ou 2034.
Percurso das tuneladoras
Segundo o edital de licitação, duas tuneladoras iniciarão os trabalhos a partir da Estação Jardim Julieta. Uma delas escavará aproximadamente 5,7 km em direção à Estação Bosque Maia, sendo retirada no VSE 1 – José Calixto Machado (Lote 1). A outra seguirá no sentido da Estação Vila Maria, percorrendo cerca de 5,2 km, até ser retirada na própria Vila Maria (Lote 2).
Já a terceira máquina começará os trabalhos na Estação Vila Maria, avançando cerca de 5,5 km em direção ao centro, até ser retirada no VSE 18 – Bixiga (Lote 3).
Estações previstas no traçado
Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra (integração com a Linha 2-Verde), Itapegica, Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento (integração com a Linha 1-Azul) e Anhangabaú (integração com a Linha 3-Vermelha).




