A Prefeitura de Porto Alegre anunciou nesta sexta-feira (19) a aquisição de 100 novos ônibus elétricos para ampliar a frota sustentável da capital gaúcha. O investimento, estimado em R$ 447 milhões, será financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES/Finame) e integra o programa de investimentos do novo PAC, do governo federal.
O Projeto de Lei que autoriza a compra será encaminhado à Câmara Municipal. Segundo o prefeito Sebastião Melo, a iniciativa reforça a transição energética no transporte público da cidade. “Já implementamos 12 ônibus elétricos e buscamos ampliar a frota encaminhando este projeto de lei. Contamos com o apoio dos vereadores para garantirmos mais conforto, segurança e sustentabilidade aos porto-alegrenses”, destacou.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Durante o anúncio, realizado no Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia, foi apresentado o novo ônibus elétrico superarticulado e-Bus, desenvolvido em parceria entre algumas empresas, como a Mercedes-Benz, Caio e WEG. O veículo tem capacidade para 146 passageiros, autonomia de 250 km e será integrado à operação do transporte coletivo da cidade.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, os ônibus elétricos representam uma economia de cerca de 65% em relação ao diesel, além de oferecerem maior eficiência, conforto e tecnologia aos usuários. “São silenciosos, têm wi-fi gratuito, permitem recarga de celular e tornam o transporte público mais atraente”, afirmou.
O e-Bus é produzido integralmente no Brasil, o que possibilita sua aquisição via Finame. O modelo mede 21,5 metros de comprimento e conta com motor elétrico de indução trifásico, banco de baterias de íon-lítio ferro-fosfato e sistema de freio regenerativo, que reaproveita energia durante as frenagens.
Histórico e impacto ambiental
Em agosto de 2024, Porto Alegre colocou em operação 12 ônibus elétricos distribuídos em três linhas 100% sustentáveis (E178 – Praia de Belas, E378 – Integradora e E703 – Vila Farrapos). Em um ano, esses veículos transportaram 1,2 milhão de passageiros, evitaram a emissão de 874 toneladas de poluentes e geraram economia de aproximadamente R$ 1 milhão em custos de operação.
Com a nova aquisição, a capital avança no objetivo de descarbonizar a frota de transporte público, alinhando economia, inovação e benefícios ambientais.





