Motiva (Ex-CCR) analisa trem entre SP e Sorocaba

Foto: Renato Lobo

O grupo Motiva, antiga CCR, analisa participar do leilão do Eixo Oeste do Trem Intercidades, que deve ligar São Paulo a Sorocaba.

Em entrevista à revista Exame, o CEO do grupo, Miguel Setas, afirmou que há estudos por parte da empresa, que opera as linhas 4 e 5 do metrô e as linhas 8 e 9 da CPTM.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

“Se não for a Motiva a fazer essa obra, acho que haverá um desafio muito grande, porque podemos ter um operador diferente da Motiva atuando dentro da nossa operação. Portanto, do ponto de vista logístico, é quase impossível [não olharmos para o projeto]. Então estamos estudando, naturalmente, esse projeto”, disse Setas à Exame.

O trem deve partir da estação Água Branca e seguir pelo leito da Linha 8–Diamante até Barueri. Nesse trecho, haverá um viaduto ferroviário de cerca de 2,1 quilômetros de extensão, permitindo que os trens de médio percurso circulem sobre a Linha 8–Diamante, em um segmento logo após a estação Lapa, desde a altura do km 88 até a estação Domingos de Morais, no km 86, segundo o edital de licitação.

Depois de Barueri, o trem seguirá ao lado da rodovia Castello Branco e, em Amador Bueno, retornará ao leito ferroviário, prosseguindo até Sorocaba — ora aproveitando a antiga ferrovia, ora em traçado mais retilíneo.

Fonte: SPI

O Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste vai permitir a ligação ferroviária entre a capital, a Região Metropolitana de São Paulo e Sorocaba. O trajeto deverá ser feito em 60 minutos e incluirá reforma e construção de estações. A demanda projetada é de 50 mil passageiros por dia. Atualmente, o deslocamento rodoviário tem duração de 110 minutos de carro e 130 minutos de ônibus. O leilão está previsto para este ano, segundo a Secretaria de Parcerias e Investimentos.

O leilão do projeto deve ocorrer ainda em 2025, com assinatura de contrato em 2026. A frota será composta por 17 trens, que poderão ser modelos convencionais ou de dois andares, todos com assentos para os passageiros.

O serviço será dividido em duas modalidades:

  • Parador, com paradas em seis estações (Carapicuíba, Itapevi, São Roque e Sorocaba, entre outras);
  • Expresso, com percurso direto entre Água Branca e Sorocaba.

A tarifa poderá chegar a até R$ 45, e a linha deverá ser construída em via dupla, garantindo maior regularidade e capacidade operacional.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus