Ibaneis assina ordem de serviço para estudos da Linha 2 do Metrô-DF

Foto: Paulo Barros, Ascom Metro-DF

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou na última sexta-feira (19) a ordem de serviço para a elaboração dos estudos que devem viabilizar a implantação da Linha 2 do Metrô-DF. O novo ramal está projetado para ligar a região Sul — contemplando Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro — à área central de Brasília, conectando-se à Rodoviária do Plano Piloto e à Esplanada dos Ministérios.

A contratação envolve a realização de estudos preliminares funcionais e de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Segundo o governador, trata-se de um passo estratégico para ampliar a rede metroviária. “Os passageiros de Santa Maria e do Gama têm uma carência muito grande de transporte, principalmente porque é de onde vêm as pessoas do Entorno. Sabemos que é uma obra de longo prazo, mas estamos projetando o futuro para depois buscarmos os recursos necessários”, declarou Ibaneis.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

A vice-governadora Celina Leão reforçou que a iniciativa beneficia oito regiões do DF. “Com a assinatura da ordem de serviço, estamos garantindo a continuidade da expansão e construindo o futuro da mobilidade do Distrito Federal, com um transporte público cada vez mais eficiente”, afirmou.

De acordo com o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, os estudos representam a primeira fase do projeto, estimado em cerca de 50 km de extensão. “Tendo viabilidade, avançaremos para a modelagem econômica e o anteprojeto de engenharia, a fim de definir custos e formas de financiamento”, explicou.

Expansão em Samambaia

No mesmo dia, Ibaneis visitou as obras de expansão da Linha 1 no ramal de Samambaia, que acrescentará 3,6 km de via entre a Estação Terminal Samambaia e o subcentro oeste do bairro. O projeto prevê a construção de duas novas estações, numeradas 35 e 36, cada uma com 7 mil m².

Divulgação

As frentes de trabalho incluem fundações, terraplanagem e a construção de um viaduto sobre a Avenida Sul. Atualmente, cerca de 350 operários atuam diretamente no canteiro, número que deve aumentar com o avanço das obras. No total, a intervenção já gerou cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos.

A Estação 35 ficará próxima à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia, enquanto a Estação 36 será erguida ao lado do Centro Olímpico, servindo como novo terminal. A expectativa é beneficiar aproximadamente 15 mil passageiros por dia.

O investimento é de R$ 348,9 milhões, com recursos do GDF e do BNDES. O prazo de execução varia de dois anos e meio a quatro anos. A expansão integra o Projeto de Expansão do Sistema Metroviário de Brasília, previsto em lei desde 2011.

Atualmente, o Metrô-DF possui 42,3 km de extensão, atendendo Ceilândia, Samambaia e Águas Claras, com fluxo diário entre 160 mil e 180 mil passageiros.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus