Uma apresentação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM confirmou a extensão da futura Linha 25-Topázio até Santo André. A informação havia sido revelada por este site em julho e agora um painel na 31ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, promovida pela AEAMESP – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô, mostrou a extensão.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
A Linha 25-Topázio antecipadamente abordada pelo Via Trolebus em 2024, sendo uma ligação ferroviária que parte de Embu das Artes, passando pela zona sul de São Paulo, Diadema, e até então o eixo de transporte chegaria até São Bernardo do Campo.
O traçado inicial proposto inclui as seguintes estações:
- Embu
- Pataxós
- Jardim São Marcos
- Jardim Vitória
- Parque Munhoz
- Campo Limpo (conexão com Linha 5-Lilás)
- Jardim São Luiz
- Guido Caloi
- Atlântica
- Jurubatuba (conexão com Linha 9-Esmeralda)
- Sabará
- Yervant
- Vila Joaniza
- Cidade Ademar
- Jardim Miriam
- APAE Diadema
- Vila Conceição
- Casa Grande
- Independência
- Álvaro Guimarães
- São Bernardo do Campo
Mapa antes da mudança:
A apresentação da Semana de Tecnologia Metroferroviária incluiu uma nova estação em Embu: Parque da Várzea.
O Pitu 2024 apontava que a Linha 14 chegaria até São Bernardo, e as duas fariam parte do arco metropolitano. Mas a Secretaria de Parcerias e Investimentos alterou o projeto da Linha 14, que será um VLT.
Então, a Linha 25 assumiu o trecho entre São Bernardo e Santo André, com as seguintes estações: Brasília, Vila Marina e ABC.
Também foram atualizadas as previsões de demanda: 855 mil passageiros por dia. A implantação pode ocorrer após 2040.
Ainda não há definição se a linha será subterrânea, elevada, em superfície ou mista. Uma das premissas, no entanto, é a instalação de três vias, o que abre possibilidade para serviços além do trecho principal, a exemplo do atendimento unificado “710” operado pela CPTM.





