Belo Horizonte terá 120 novos ônibus, sendo 100 elétricos, com recursos do Novo PAC
O Governo Federal e a Prefeitura de Belo Horizonte assinaram nesta terça-feira (16) contratos de financiamento que incluem a renovação da frota de transporte coletivo da capital mineira. O investimento, de R$ 317 milhões via Fundo Clima – BNDES, será destinado à aquisição de 100 ônibus elétricos, além da instalação de 50 carregadores e da adaptação de garagens e equipamentos de apoio.
No mesmo ato, também foi autorizada a compra de 20 ônibus movidos a diesel Euro 6, mais modernos e menos poluentes, no valor de R$ 15,4 milhões.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Segundo o Ministério das Cidades, esta é a primeira vez que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) financia diretamente a renovação de frota. A medida busca reduzir a emissão de poluentes e melhorar a qualidade do transporte público, com veículos que contarão com ar-condicionado e Wi-Fi.
O que nos interessa é saber se o projeto tem viabilidade, seriedade e interesse social. Se cumprir esses requisitos, podemos discutir os melhores caminhos para receber investimentos do Novo PAC. Hoje, a população de Belo Horizonte está recebendo uma dívida atrasada”, afirmou o presidente Lula.




