Os trens das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, contam com um sistema de frenagem que transforma parte da energia do movimento em eletricidade reaproveitada no próprio sistema. A tecnologia, chamada de frenagem eletrodinâmica, permite que a desaceleração das composições beneficie outras em circulação, reduzindo o consumo e o desperdício de energia.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
O processo funciona da seguinte forma: ao invés de consumir energia para girar os motores, o trem em desaceleração faz com que esses motores atuem como geradores. A energia elétrica resultante pode ser devolvida à rede aérea e aproveitada por outros trens em operação.

Nos momentos em que não há demanda, o excedente é dissipado em bancos de resistência instalados no teto dos carros motores, liberando calor perceptível até mesmo do lado de fora.
Além da economia de energia, a tecnologia também reduz o desgaste das pastilhas de freio, diminuindo custos de manutenção e a geração de resíduos. Segundo a concessionária, todos os trens metropolitanos e linhas de metrô de São Paulo utilizam esse tipo de sistema.







