Linha 17-Ouro tem “AMV” comissionado para manobra de trens

A implantação da Linha 17-Ouro do monotrilho avançou para a fase de comissionamento e energização dos sistemas de sinalização.

De acordo com uma postagem nas redes sociais do diretor de projetos da BYD, Alexandre Barbosa, na semana passada foram energizados os primeiros painéis de sinalização na estação Vereador José Diniz. Além disso, foi realizado o comissionamento do primeiro track switch.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Pelas imagens compartilhadas por Barbosa, trata-se do equipamento identificado como X26, localizado entre as estações Vereador José Diniz e Brooklin Paulista. Esse track switch permitirá, por exemplo, que trens vindos do Aeroporto de Congonhas sejam recolhidos até o Pátio Água Espraiada ou, futuramente, sigam em direção ao Jabaquara.

Foto: Metrô de São Paulo

Cinco trens já estão no Brasil

Na mesma publicação, Alexandre Barbosa informou ainda que o quinto trem da frota N desembarcou no país. Quatro deles já subiram a serra e chegaram ao pátio. Vale lembrar que são necessários de seis a oito trens para que a linha opere inicialmente, mas para funcionamento pleno a previsão — segundo a mais recente declaração do governador Tarcísio de Freitas — é para o segundo semestre de 2026.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus