Metrô alerta: correr para pegar o trem é atitude mais arriscada nas estações

Foto: Renato Lobo

O Metrô de São Paulo lançou uma nova campanha de prevenção de acidentes, com foco na conscientização dos passageiros sobre atitudes que podem comprometer a segurança nas estações e trens. Sob o conceito “Juntos fazemos o Metrô seguro”, a iniciativa reforça que a proteção dos usuários depende não apenas da tecnologia e da operação qualificada, mas também do comportamento responsável de quem utiliza o sistema.

Entre as práticas de risco, a mais recorrente é correr para tentar embarcar, identificada em 72% dos passageiros durante a última pesquisa de comportamento, realizada em 2024. Esse ato supera outras atitudes consideradas perigosas, como não esperar o desembarque para entrar no trem (71%), permanecer parado nas portas atrapalhando a passagem (67%), empurrar durante o embarque e desembarque (67%) e ultrapassar a faixa amarela (65%).

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

A campanha tem caráter educativo e complementa medidas já adotadas pelo Metrô, como a instalação de portas de plataforma, sensores e barreiras físicas, monitoramento contínuo de estações e trens e a atuação das equipes de segurança.

Os conteúdos reforçam cuidados como: atenção ao uso do celular, respeito à faixa amarela, aguardar o desembarque, seguir a sinalização visual e sonora, não segurar portas e utilizar corretamente as escadas rolantes e fixas.

Renato Lobo

Determinados grupos de passageiros também exigem maior atenção, como idosos e pessoas com mobilidade reduzida em estações próximas a hospitais (Clínicas e Santa Cruz); usuários ocasionais com bagagens em terminais (Jabaquara, Tietê e Barra Funda); estudantes (São Joaquim, Ana Rosa, Japão-Liberdade e Barra Funda); além de consumidores carregando volumes em pontos de grande comércio (São Bento, Brás e Sé).

As mensagens serão veiculadas em mídias internas, como o TVMinuto, painéis digitais e redes sociais da companhia. Em próximas etapas, estão previstos personagens educativos e materiais lúdicos para reforçar a conscientização de forma mais próxima ao público.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus