CPTM usará dados de celulares para mapear novas linhas

Imagem gerada por IA

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) firmou contrato com a operadora Claro S.A. para a prestação de serviços de levantamento de dados sobre o fluxo de deslocamento de pessoas no Estado de São Paulo. O valor do acordo é de R$ 810 mil, com prazo de vigência de 12 meses, a partir de setembro de 2025.

O levantamento será realizado a partir dos registros gerados por usuários de telefonia móvel e disponibilizado à CPTM por meio de uma plataforma web e também via API (Application Programming Interface). A ferramenta permitirá à operadora ter acesso a informações estratégicas sobre a mobilidade no estado, auxiliando no planejamento e gestão da rede ferroviária. Ou seja, poderá servir com base para traçar novas linhas.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

O contrato foi celebrado na modalidade de pregão eletrônico e está baseado nos valores de julho de 2025. O parecer técnico que respaldou a contratação é o de número 182, emitido em maio deste ano.

Novas linhas

Por enquanto, a CPTM opera quatro linhas, sendo que três delas já foram concedidas e uma delas pode ser concedida até 2026. Ha na lista ao menos outras três linhas que estão sendo projetadas, que pelo menos é de domínio publico:

  • Linha 14-ônix: Santo André – Guarulhos
  • Linha 24-Quartzo: Alphaville – Campo Limpo
  • Linha 25-Topázio: Santo André – Embu das Artes
BNDES
BNDES

Além disso, a empresa também esboças novas ligações regionais, em linhas, por exemplo, que podem atender a Baixada Santista, Vale do Ribeira e Sorocaba.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus