A província de Mendoza, na Argentina, confirmou o desenvolvimento de uma linha ferroviária suburbana de 32,3 km, projetada para atender a área metropolitana da capital. O trajeto começará no terminal Gutiérrez, em Maipú — atual ponto final da linha de trem leve Metrotranvía — e seguirá até San Martín, com oito estações previstas ao longo do percurso.
A proposta aproveita a infraestrutura ferroviária já existente, que será compartilhada com os trens de carga. Estão previstas obras de modernização das estações e da via, além de intervenções em passagens de nível, drenagem e no sistema de sinalização.
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A execução das obras e a compra de novos trens ficarão sob responsabilidade do governo provincial. O valor do investimento está estimado em US$ 100 milhões, com financiamento público e participação privada. A administração local também definirá as tarifas e pretende utilizar a arrecadação das bilheteiras para amortizar parte dos custos.
O projeto começou a ser estruturado em 2017 e ganhou novo impulso em junho deste ano, quando a província assinou um acordo com a Secretaria Nacional de Transportes para levar a iniciativa adiante. No entanto, ainda falta um entendimento com a Trenes Argentinos Cargas, que administra a malha ferroviária, para autorizar a operação e assegurar os direitos de gestão da infraestrutura. A via permanecerá disponível para outras operadoras.








