A Europa, assim como o Brasil, possui muitos quilômetros de trilhos subutilizados. No Estado de São Paulo, a malha ferroviária ativa é de 2.390 quilômetros, enquanto outros 2.530 quilômetros estão sem utilização — ou seja, mais da metade. Os dados foram divulgados em reportagem da Folha de S.Paulo.
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No Velho Continente, um projeto pretende implantar na Espanha um serviço ferroviário autônomo de carro único. A RuRail vem se destacando ao desenvolver tecnologias, produtos e serviços inovadores voltados para transformar linhas ferroviárias subutilizadas.
Atualmente, estão em andamento projetos de pesquisa, prototipagem e provas de conceito, em cooperação com universidades, institutos tecnológicos, empresas e associações, em instalações localizadas na Alemanha e na Espanha.
De acordo com o El Pais, pesquisadores da Universidade de Granada estão criando sensores acústicos que monitoram os trilhos em tempo real, detectando sinais de desgaste, obstáculos ou até mesmo a presença de animais selvagens. O sistema visa garantir a segurança sem a necessidade de cercas pesadas ou novos sistemas de sinalização caros.




