O Governo do Estado do Paraná, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), deve apresentar o chamado BUD – Bonde Urbano Digital, também conhecido como DRT – Digital Rail Transit. O sistema é descrito como um trem que circula nas ruas sem trilhos, guiado por indução magnética, com uma rota de sensores instalados no pavimento, podendo, inclusive, operar de forma autônoma.
O Governo do Estado publicou um vídeo nas redes sociais que mostra o veículo chegando no estado:
A tecnologia foi desenvolvida pela multinacional CRRC Nanjing Puzhen e é 100% elétrica e modular, permitindo composições de duas a cinco unidades. O veículo é bidirecional e, em sua configuração com três módulos, pode transportar até 300 passageiros.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Segundo o governo, o sistema é indicado para atender demandas de média capacidade de transporte e pode ser mais econômico em comparação com o VLT. A expectativa é que o custo represente 30% do valor de projetos de VLT, mantendo a mesma capacidade operacional, além de oferecer segurança, conforto, sustentabilidade e durabilidade.
O BUD será testado em uma linha experimental que funcionará inicialmente por seis meses, com o objetivo de avaliar o desempenho e a performance do sistema. Essa será a primeira linha de testes do tipo na América do Sul.
O veículo será utilizado no atendimento metropolitano entre Piraquara e Pinhais, ligando o Terminal São Roque, em Piraquara, ao Terminal Metropolitano de Pinhais.
O Via Trolebus conheceu um veículo do tipo na InnoTrans 2024:





