Leilão das Linhas 10 e 14 da CPTM pode atrasar

Renato Lobo | Via Trolebus

O processo de concessão da Linha 10-Turquesa e a licitação da nova Linha 14-Ônix, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), podem sofrer atraso em relação ao cronograma inicialmente previsto pelo governo de São Paulo.

No site da Secretaria de Parcerias e Investimentos, consta que o chamado Lote ABC-Guarulhos teria leilão marcado para o quarto trimestre deste ano. No entanto, em entrevista ao Diário do Grande ABC, o governador Tarcísio de Freitas afirmou que a concorrência pública pode ser realizada apenas “no início do ano que vem”.

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Caso o leilão seja efetivado, essa será a última linha da CPTM a ser concedida à iniciativa privada. Diferente dos lotes anteriores, o projeto inclui a construção de uma linha totalmente nova: a Linha 14-Ônix, que será um VLT ligando Guarulhos a Santo André.

Divulgação: Governo de SP

Os investimentos previstos chegam a R$ 19 bilhões. O empreendimento é considerado greenfield, ou seja, um projeto iniciado do zero em uma área sem infraestrutura prévia. Estão previstas até 23 novas estações para a Linha 14. Somando-se as duas linhas, a demanda estimada é de 777 mil passageiros por dia.

No total, o escopo do projeto contempla 27 estações: 23 na Linha 14-Ônix e 4 na Linha 10-Turquesa, além de reconstruções, reformas e adequações das paradas já existentes.

Maercio Maia

Especialista contesta VLT na Linha 14

A escolha da adoção da um VLT no novo eixo de transporte é contestada por especialistas em mobilidade. É o caso do site Plamurb, que classifica a troca de um trem pesado, anteriormente elencado pela CPTM, por um trem leve, como “erro grosseiro”. “A Linha 14-Ônix é uma linha integradora que recebe e transfere passageiros para as linhas com as quais se conecta”, diz o artigo do site.

O artigo usa com o base dados do PITU 2040, onde a demanda poderia chegar a 750 mil por dia. A CPTM, por sua vez, fala em uma demanda de quase 700 mil. Já o VLT teria 225 mil passageiros por dia em 2050, de acordo com a SPI.

O governo do Estado defende a adoção de um VLT no novo eixo com o argumento de que a pandemia mudou profundamente o movimento de passageiros. Durante uma das audiências públicas do lote ABC-Guarulhos, Augusto Almudin, diretor de assuntos corporativos da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), afirmou que a Linha 14 será um ramal de distribuição de passageiros, em que há grande renovação pelo seu trajeto.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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