Um estudo elaborado pelo BNDES, em parceria com o Ministério das Cidades, apresentou a proposta da Linha Vila da Serra – Santa Luzia, que prevê a ligação entre as regiões sudeste e nordeste da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O trajeto conectaria o município de Nova Lima à cidade de Santa Luzia, aproveitando parte do ramal ferroviário Águas Claras, na zona sul da capital.
- Conheça o projeto da Linha 3 do Metrô de BH
- Projeto em BH prevê expansão do metrô até Ibirité e Ribeirão das Neves
- Linha de metrô em BH pode ligar Nova Lima ao Aeroporto de Confins
De acordo com o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), a linha formaria um arco ligando áreas do sul, oeste e norte da Grande BH, passando também por Ibirité, Contagem, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. Entre os polos contemplados estariam Barreiro, Venda Nova, CEASA e São Benedito, reforçando a integração entre centros urbanos e industriais da região.
O projeto prevê ainda um ramal complementar que se conectaria à Linha A, entre Eldorado e Nova Lima, atendendo uma população estimada em 659 mil habitantes ao longo do traçado. O estudo, porém, ressalta que a iniciativa não faz parte da Rede Planejada de transporte, por concorrer com outros projetos já mais detalhados, como o VLT Anel Urbano.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
No momento, a Linha Vila da Serra – Santa Luzia encontra-se em fase de concepção, sem previsão orçamentária ou cronograma para início das obras. Segundo o ENMU, os custos operacionais anuais (OPEX) seriam de R\$ 296,05 milhões, enquanto a receita média projetada é de R\$ 145,28 milhões por ano.








