A ViaMobilidade entregou, na última semana, dois novos elevadores na Estação Sagrado Coração, da Linha 8-Diamante, transformando o local em mais uma estação acessível da rede. A iniciativa integra o programa de modernização de equipamentos de transporte vertical — como elevadores e escadas rolantes — das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Desde o início da concessão, as melhorias já resultaram em uma redução de mais de 45% nas falhas registradas.
Com investimento superior a R$ 1 milhão, a concessionária destaca que o objetivo é aumentar a confiabilidade dos sistemas, reduzir o tempo de indisponibilidade e minimizar os impactos aos passageiros durante manutenções preventivas e corretivas.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Entre as ações adotadas estão a substituição de peças críticas por componentes de maior durabilidade, instalação de sensores para detecção de falhas em tempo real e ampliação das equipes técnicas especializadas. Até agora, já foram modernizados 15 elevadores e sete escadas rolantes.
“Esses avanços são resultado de um trabalho contínuo de modernização e manutenção preventiva dos nossos equipamentos. Com sistemas mais eficientes, reduzimos falhas e garantimos um fluxo mais ágil nas estações, especialmente para quem realmente depende dos elevadores”, afirma Wanderson Curvelo Goes, gerente de manutenção de equipamentos fixos da ViaMobilidade Linhas 8 e 9.
O uso dos elevadores é prioritário para pessoas com deficiência, idosos, gestantes e passageiros com mobilidade reduzida. Já clientes sem restrições devem dar preferência às escadas rolantes ou fixas, contribuindo para um fluxo mais eficiente.
Além da modernização, a ViaMobilidade vem implementando checklists digitais, manutenção preditiva e monitoramento constante de indicadores de desempenho, o que garante mais estabilidade na operação. A concessionária também reforçou a comunicação com os usuários, com sinalização e informações em tempo real nas estações, orientando sobre intervenções e rotas alternativas.








