Linha 6-Laranja recebe primeiras portas de plataforma

Divulgação

A ACCIONA anunciou o início da instalação das portas de plataforma na futura estação Santa Marina, da Linha 6-Laranja. Com mais de 81% das obras civis concluídas, a estação está entre as mais avançadas do projeto. A montagem deve durar cerca de um mês e meio e, em seguida, o trabalho será expandido para outras estações do ramal.

Ao todo, serão implantadas 720 portas deslizantes motorizadas (PDMs) ao longo da linha, com 48 por estação – 24 em cada plataforma. Essas estruturas funcionarão como barreiras físicas para evitar incidentes, contando com barras fixas e soleiras inclinadas. O sistema foi projetado para oferecer alto nível de proteção aos usuários, com destaque para o “gap” (espaço) reduzido entre as portas da plataforma e as dos trens, o menor da rede metroviária paulistana.

Divulgação

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Outro diferencial está no próprio modelo das portas dos trens da Linha 6, que se movem e deslizam cerca de sete centímetros para fora da caixa do carro, permitindo um encaixe mais preciso e seguro no embarque. Essa solução foi pensada para aumentar a segurança desde o primeiro contato do passageiro com o trem.

Além das barreiras físicas, o sistema terá integração inteligente entre diferentes áreas operacionais, como sinalização, material rodante e energia. Isso garante que o trem só se movimente quando todas as portas estiverem totalmente fechadas e desobstruídas. Em caso de falha, o Centro de Controle Operacional (CCO) será imediatamente acionado para verificação.

Via Trolebus