ViaQuatro e ViaMobilidade já têm mais de 7 mil usuários em bicicletários

Renato Lobo

Os bicicletários gratuitos operados pela ViaQuatro e ViaMobilidade já somam mais de 7 mil cadastros ativos em 2025, consolidando-se como uma alternativa prática e segura para quem combina bicicleta e transporte sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo.

De janeiro a julho deste ano, foram registradas mais de 7 mil bicicletas cadastradas nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda. Apenas nas linhas 8 e 9, o número superou 3,5 mil registros, evidenciando o avanço da mobilidade intermodal.

Inaugurados em junho de 2024 (Linhas 4 e 5) e em março de 2025 (Linhas 8 e 9), os bicicletários têm apresentado crescimento contínuo. Na Linha 4-Amarela, por exemplo, o serviço saltou de 70 cadastros em março para 658 em julho, com mais de 74 mil entradas registradas desde o início da operação. Já a Linha 5-Lilás contabiliza mais de 21 mil acessos, com média superior a 130 utilizações por dia.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Segundo Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaQuatro e ViaMobilidade – Linha 5, a iniciativa reforça o compromisso das concessionárias com a qualidade do serviço:

“Oferecer bicicletários gratuitos, seguros e acessíveis é parte do nosso compromisso em promover uma cidade mais conectada e sustentável.”

O uso é feito de forma digital, por meio de aplicativo com cadastro simples, acesso monitorado e controle individual das bicicletas, garantindo agilidade e segurança.

Além de incentivar o transporte sustentável, os bicicletários também contribuem para o bem-estar dos usuários, que utilizam a bicicleta como forma de exercício ou relaxamento antes das atividades diárias.

A Estação Santo Amaro, na Linha 5-Lilás, passou recentemente por revitalização no acesso à Ciclovia do Rio Pinheiros, com passarela ampliada, novos elevadores e escadas rolantes. A modernização reduziu para quatro minutos o tempo médio de transferência entre as linhas 5 e 9, beneficiando cerca de 95 mil passageiros por dia útil.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus