O Metrô de Belo Horizonte conta com a Linha 1, e está recebendo obras da Linha 2. O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, destacou dois trechos planejados para a futura Linha 3. Os projetos visam ampliar a rede metroviária da capital mineira, integrando a região Sul ao centro e a bairros estratégicos da cidade.
Um dos trechos prevê a ligação entre o bairro Savassi e o Morro do Papagaio, com implantação de quatro novas estações. Esse eixo busca facilitar o acesso entre a região Sul e o centro, além de integrar a Linha 1 na estação Lagoinha. Os estudos estimam que 223 mil moradores vivem no entorno do traçado, que faz parte da Rede Planejada.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
No entanto, o projeto ainda está em fase de estudos de demanda e enfrenta desafios técnicos, como o declive da área. Não há previsão de início das obras nem fontes de financiamento. O custo operacional anual (OPEX) é estimado em R$ 88,73 milhões, para uma receita média projetada de R$ 197,04 milhões por ano.
Outro trecho em análise prevê a implantação da Linha 3 entre a Lagoinha e a Savassi, passando pela região central de Belo Horizonte. Essa etapa contempla três novas estações e integração direta com a Linha 1 na estação Lagoinha. A área beneficiada soma cerca de 155 mil habitantes.
O projeto já possui um projeto básico finalizado em 2014, mas que precisa ser atualizado devido às mudanças no traçado. A previsão é de R$ 57,02 milhões de OPEX por ano, para uma receita estimada em R$ 179,23 milhões anuais.
Apesar de sua relevância e de ter sido submetido ao PAC, o projeto não foi contemplado e ainda não possui financiamento garantido ou cronograma definido.








