Ônibus elétrico começa a rodar em Londrina

Divulgação

A cidade de Londrina iniciou a fase de testes de um ônibus elétrico no sistema de transporte coletivo. O objetivo é avaliar o desempenho do veículo em trajetos que conectam o centro urbano a locais de grande fluxo, como a rodoviária, o aeroporto e shopping centers, com atenção especial ao atendimento de turistas.

O modelo em avaliação é o Azure A13BR, da fabricante TEVX Higer. O veículo comporta até 80 passageiros, possui autonomia superior a 270 quilômetros e faz parte das ações conduzidas pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) para avançar na agenda de mobilidade sustentável e redução de emissões.

Durante 20 dias, o ônibus circulará em seis linhas de diferentes regiões, das 6h às 19h30, com apoio das empresas concessionárias Transportes Coletivos Grande Londrina e Londrisul. Para facilitar a identificação, o veículo recebeu um envelopamento especial.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

De acordo com o presidente da CMTU, Fabrício Bianchi, a iniciativa faz parte de um conjunto de análises sobre alternativas sustentáveis. “Além da eletrificação, também estamos estudando veículos movidos a biometano. A ideia é entender qual tecnologia pode atender melhor às necessidades de Londrina”, afirmou.

Caso os testes apresentem resultados positivos, a prefeitura avalia implantar ônibus elétricos em linhas de “última milha”, conectando diretamente o centro a pontos estratégicos, como rodoviária, aeroporto, shoppings e o quadrilátero central.

Divulgação

Com 13 metros de comprimento, o veículo oferece piso baixo em toda a sua extensão, rampa de acessibilidade, ar-condicionado e motor de 350 kW. A análise levará em conta parâmetros como autonomia, tempo de recarga, desempenho em diferentes tipos de via e adaptação ao trânsito local.

O CEO da TEVX Higer, Cadu Souza, destacou a importância da parceria com Londrina. “O Azure A13BR tem a tecnologia de piso total baixo, que simboliza nosso compromisso em ir além de um simples veículo de transporte, oferecendo soluções que tragam acessibilidade, dignidade e qualidade de vida para a população”, declarou.

Via Trolebus