As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana seguem em ritmo acelerado e já superam as metas previstas pelo Governo da Bahia, por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB). São investimento de R$ 5 bilhões.
Em apenas 14 meses de trabalhos, os três primeiros trechos já registram avanços significativos. O Trecho 1, entre a Calçada e a Ilha de São João, alcançou 29,86% de execução física. Entre as intervenções estão 9,9 km de via permanente implantada, quase 23 km de dutos, 14,7 mil m² de contenções, além da recuperação da Ponte São João, com 472 metros de extensão. A etapa também conta com a instalação de 181 postes da rede aérea e quatro subestações de energia concluídas. Atualmente, 1.658 trabalhadores atuam nesse trecho.
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No Trecho 2, que liga Paripe a Águas Claras, o avanço físico chega a 16,92%. Foram executados 283 mil m³ de terraplenagem e obras de drenagem, além da duplicação da BA-528. No viaduto que cruzará a BR-324, já foram erguidos 14 pilares e lançadas oito vigas de tabuleiro. Ao todo, 442 operários trabalham nesse segmento.

Já o Trecho 3, entre Águas Claras e Piatã, registra 2% de execução, dentro do prazo contratual de 50 meses e conclusão prevista para 2028. Nesta fase inicial, os esforços estão voltados à elaboração de projetos e estudos técnicos, dos quais 80% do básico e 34% do executivo já foram analisados até junho de 2025.
O projeto também passou por ajustes técnicos, como a ampliação do pátio de manutenção da Calçada, que receberá os trens da fabricante CAF, adquiridos do Mato Grosso. As mudanças levaram à retirada do viaduto logístico de acesso ao pátio do metrô em Pirajá, concentrando as atividades no novo complexo.





