Trechos do VLT de Salvador já ultrapassam metas de execução

Foto: Feijão Almeida | GOVBA

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana seguem em ritmo acelerado e já superam as metas previstas pelo Governo da Bahia, por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB). São investimento de R$ 5 bilhões.

Em apenas 14 meses de trabalhos, os três primeiros trechos já registram avanços significativos. O Trecho 1, entre a Calçada e a Ilha de São João, alcançou 29,86% de execução física. Entre as intervenções estão 9,9 km de via permanente implantada, quase 23 km de dutos, 14,7 mil m² de contenções, além da recuperação da Ponte São João, com 472 metros de extensão. A etapa também conta com a instalação de 181 postes da rede aérea e quatro subestações de energia concluídas. Atualmente, 1.658 trabalhadores atuam nesse trecho.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

No Trecho 2, que liga Paripe a Águas Claras, o avanço físico chega a 16,92%. Foram executados 283 mil m³ de terraplenagem e obras de drenagem, além da duplicação da BA-528. No viaduto que cruzará a BR-324, já foram erguidos 14 pilares e lançadas oito vigas de tabuleiro. Ao todo, 442 operários trabalham nesse segmento.

Já o Trecho 3, entre Águas Claras e Piatã, registra 2% de execução, dentro do prazo contratual de 50 meses e conclusão prevista para 2028. Nesta fase inicial, os esforços estão voltados à elaboração de projetos e estudos técnicos, dos quais 80% do básico e 34% do executivo já foram analisados até junho de 2025.

O projeto também passou por ajustes técnicos, como a ampliação do pátio de manutenção da Calçada, que receberá os trens da fabricante CAF, adquiridos do Mato Grosso. As mudanças levaram à retirada do viaduto logístico de acesso ao pátio do metrô em Pirajá, concentrando as atividades no novo complexo.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus