A Italian Rail Network (RFI) concedeu a um consórcio liderado pela Webuild um contrato avaliado em € 1,6 bilhão para a execução das obras civis no trecho de 22,2 km entre Paola e Cosenza, parte da linha de alta velocidade Salerno – Reggio Calabria, atualmente em construção no sul da Itália.
A Webuild possui 60% de participação no consórcio, que conta ainda com as empresas Ghella, Pizzarotti e SELI, esta última especializada em túneis. O projeto deverá gerar 1.500 empregos diretos e indiretos, incluindo fornecedores terceirizados.
Quase toda a extensão Paola – Cosenza será subterrânea, com destaque para o Túnel Santomarco, de 15 km, que será escavado com o uso de quatro tuneladoras (TBMs) para abrir as duas perfurações de via única. O novo túnel ficará a 100 metros de um já existente, que será desativado após a conclusão das obras.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Além do túnel, o projeto prevê a construção de nove pontes ferroviárias e dois viadutos, sendo um de 350 metros sobre a rodovia A2 e outro de 205 metros sobre o riacho Settimo. Uma nova estação também será erguida em Montalto Uffugo, atendendo inclusive ao campus universitário de Rende.
Esse contrato se soma a outro firmado em 2023, quando a RFI outorgou ao Consórcio Xenia (Webuild, Pizzarotti, Ghella e Tunnel Pro) um pacote de € 2,8 bilhões para o Lote 1A da linha, no trecho de 35 km entre Battipaglia e Romagnano. Nesse segmento, está em andamento a escavação do Túnel Saginara, de 3 km, com a maior tuneladora da Europa, de 130 m de comprimento, 4.000 toneladas e 13,5 m de diâmetro.
O projeto faz parte dos investimentos estratégicos da Itália para modernizar sua infraestrutura ferroviária e ampliar a conectividade no sul do país.






