Bahia prepara pedido de recursos para VLT em Lauro de Freitas

Divulgação

O governo da Bahia estuda a possibilidade de implantar um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Avenida Santos Dumont, em Lauro de Freitas, como alternativa ao metrô. A proposta surgiu a partir do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), elaborado pelo Ministério das Cidades em parceria com o BNDES, que apontou o VLT como modal mais adequado para atender à demanda projetada para a região. As informações são do site Bahia.Ba.

De acordo com o estudo, em 2054 a avenida deve registrar 127,8 mil passageiros por dia útil, com fluxo de 5.921 passageiros no horário de pico. O volume está abaixo da média de 6 mil passageiros/hora-pico exigida em contrato com a CCR para viabilizar a expansão do metrô até Lauro de Freitas.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Com a baixa demanda para um sistema de alta capacidade, como o metrô, o ENMU recomenda a adoção de um modal intermediário, como o VLT. A alternativa ganha força após o governo federal não aprovar, no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a contratação de estudos voltados ao BRT na região. Segundo o entendimento do programa, os recursos devem priorizar projetos de transporte coletivo de média e alta capacidades.

Diante do cenário, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) prepara um pedido formal de recursos federais para a realização de novos estudos, o que deve ocorrer na próxima rodada do PAC.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus