As obras de ampliação e reforma da estação São Joaquim, da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo, seguem em ritmo acelerado. Nesta semana, tiveram início os trabalhos para a ampliação das plataformas, etapa considerada essencial para atender ao aumento da demanda previsto com a futura integração à Linha 6-Laranja.
Para reduzir o impacto na operação e garantir a segurança dos usuários, os serviços ocorrem de forma gradativa nas extremidades das plataformas, sempre com a instalação de tapumes de isolamento. A primeira frente de trabalho foi aberta na extremidade norte da plataforma sentido Jabaquara, onde as intervenções devem se concentrar pelos próximos dois meses.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Durante os horários de pico, a estação contará com funcionários orientando o fluxo de embarque e desembarque. Na área isolada pelos tapumes, colaboradores de empresas contratadas também estarão de prontidão para auxiliar os passageiros durante toda a operação comercial.
Além da ampliação das plataformas, o projeto prevê a construção de um novo mezanino, a remodelação dos acessos e a instalação de um edifício técnico operacional de sete andares. A modernização permitirá ampliar a capacidade da estação dos atuais 30 mil para 200 mil passageiros por dia. A intervenção também inclui a instalação de 15 novas escadas rolantes e 6 elevadores, melhorando as condições de acessibilidade.





