Goiânia conclui revitalização do BRT Leste-Oeste

Divulgação

O governador Ronaldo Caiado entregou, nesta quinta-feira (14), as 19 estações revitalizadas do BRT Leste-Oeste, em Goiânia. A solenidade também marcou a entrada em operação de 28 novos ônibus, sendo seis articulados elétricos para o eixo principal e 22 modelos padrão Euro VI nas linhas alimentadoras.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

As ações fazem parte do Projeto Nova Anhanguera, que busca modernizar a estrutura utilizada diariamente por mais de 86 mil passageiros. Caiado destacou que a iniciativa representa “uma verdadeira transformação no transporte coletivo metropolitano”, ressaltando melhorias na qualidade de vida e na dignidade dos usuários.

Divulgação

Segundo o governador, o antigo Eixo Anhanguera sofreu décadas de abandono, com veículos sucateados, pontos danificados, vias degradadas e terminais em condições precárias. “Ao invés de jogar a responsabilidade no outro, unimos forças com prefeitos e empresários para resgatar o sistema. Nunca se viu tamanha revolução como agora”, afirmou, lembrando que a tarifa permanece congelada desde 2019, no valor de R$ 4,30.

Leia também: BRT de Goiânia ganha ônibus elétrico biarticulado

O projeto de modernização começou em janeiro de 2024 e foi concluído com a entrega das últimas três estações: Capuava, Cascavel e Rua 8. Quatro terminais do BRT — Praça da Bíblia, Praça A, Dergo e Senador Canedo — seguem em obras e devem ser entregues ainda este ano.

O sistema também está recebendo gradualmente novos veículos movidos a energia limpa e renovável. A meta é atingir uma frota de 130 ônibus, sendo 50 elétricos, 32 a biometano e 48 com tecnologia Euro VI, que atende aos padrões europeus de controle de emissões.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus