A futura estação Água Branca, na Linha 6-Laranja, terá papel fundamental para os passageiros que utilizarão o eixo de transporte partindo da Brasilândia. A parada fará conexão com o restante da malha metroferroviária e, no futuro, com serviços de trens intercidades.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
De acordo com o site da Linha Uni, a estação é a mais adiantada entre as quinze paradas, com 87,05% das obras concluídas. Ela integrará o primeiro trecho da linha, que pode ser entregue no ano que vem.
Inicialmente, entre 2026 e 2027, a ligação será com a Linha 7-Rubi, operada pela TIC Trens. Posteriormente, há previsão de conexão também com as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda e, no futuro, com dois eixos de trens de médio percurso: São Paulo–Campinas e São Paulo–Sorocaba. Em um cenário mais distante, a estação poderá ainda receber a Linha 3-Vermelha.
Sobre a estação que vai concentrar as demais linhas, o Conselho do Programa de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), sob coordenação da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), aprovou a expansão da Estação Água Branca. O projeto, estimado em R$ 1,3 bilhão, será executado pela concessionária TIC Trens, responsável pela implantação do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que ligará São Paulo a Campinas.





