O terceiro trem que vai operar na futura Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo chegou, na madrugada desta quinta-feira (14), ao Pátio Água Espraiada, na Zona Sul da capital. A composição será montada e passará por testes para atender aos protocolos necessários à obtenção do certificado de segurança, requisito para a liberação à operação.
O transporte, vindo do Porto de Santos, exigiu uma operação logística especial, com oito carretas — cinco destinadas aos carros (vagões) e três para as estruturas de conexão. A mesma estratégia será usada para o quarto trem, que já está no porto.
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Fabricado na China, o trem desembarcou no Brasil em 25 de julho. Com cinco carros e capacidade para 616 passageiros, o modelo tem passagem livre entre os carros, ar-condicionado, iluminação em LED, câmeras de vigilância, sistema de combate a incêndio, comunicação audiovisual com mapa dinâmico e intercomunicador com o Centro de Controle Operacional (CCO). Um diferencial é a presença de baterias capazes de manter a composição em movimento por até 8 km em caso de queda de energia.

Os trens da Linha 17-Ouro são totalmente automatizados, no padrão UTO (operação sem condutor), com sistemas que permitem menor intervalo entre viagens e maior eficiência operacional. Após a montagem no pátio, o novo trem passará por testes estáticos e dinâmicos até a certificação final.
Com previsão de inauguração para 2026, a Linha 17-Ouro terá 6,7 km de extensão e capacidade para transportar até 90 mil passageiros por dia, conectando o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com integração à Linha 5-Lilás na estação Campo Belo.




