Tatuzão da Linha 2 na Penha: maquinário recebeu sua peça mais pesada

Reprodução: redes sociais

A montagem da tuneladora Cora Coralina, conhecida como “tatuzão”, que atua na expansão do Metrô de São Paulo, alcançou um marco importante no último mês, segundo o portal Grandes Construções. Em 7 de julho, foi realizado o içamento e a transferência do rolamento central da máquina (TBM – Tunnel Boring Machine), componente mais pesado do equipamento, com cerca de 200 toneladas e quase sete metros de largura.

O Via Trolebus acompanhou as atividades de desmontagem, que ocorreu em um poço na Vila prudente, onde a tuneladora está sendo desmontada. A equipe do site conversou com Thiago de Oliveira Pires, engenheiro civil do Metrô de São Paulo, que detalhou o funcionamento do equipamento e a logística de transporte até o novo ponto de operação.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

O maquinário partiu do Complexo Rapadura até a Vila Prudente, e esta sendo transferido para a Penha. A previsão é que a escavação do trecho entre a Penha e o Complexo Rapadura tenha início em novembro deste ano. A Cora Coralina iniciou sua primeira fase de escavação em novembro de 2023, partindo de Vila Prudente, e levou cerca de 18 meses para atingir a estação Vila Prudente. Agora, inicia-se a segunda fase, que prevê a abertura de mais 4 quilômetros de túneis.

Poço Falchi Gianini e o tatuzão sendo desmontado

Segundo o planejamento, a tuneladora deve chegar ao Complexo Rapadura em novembro de 2026. A conclusão dessa etapa permitirá o início da instalação de trilhos e sistemas. A primeira fase da obra, que liga Vila Prudente a Vila Formosa, está prevista para ser entregue em 2027. Já a segunda fase, entre Vila Formosa e Penha, deve ser finalizada em 2028.

➡ Dados da Cora Coralina:

🚇 Comprimento de 100 metros 

⚠ Pesa 2.500 toneladas

🛞 Utiliza uma roda de corte de 11,66 metros de diâmetro.

👷‍♀️ É operado por cerca de 150 profissionais, divididos em três turnos

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus