Proposta prevê VLT na 1ª Ferrovia do Brasil

Imagem criada por IA para fins ilustrativos

O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, avaliou a proposta de implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para ligar os municípios de Magé e Petrópolis, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, utilizando o leito desativado da 1ª Ferrovia do Brasil. O traçado previsto teria 6,5 km de extensão, com cinco estações e integração à estação de Vila Inhomirim, no ramal de trens metropolitanos.

Segundo o estudo, a ligação buscaria melhorar a conectividade entre as cidades, aproveitando o potencial turístico da região. Entretanto, o relevo acidentado na subida da serra impõe desafios técnicos que inviabilizam o uso de tecnologias convencionais de VLT, exigindo alternativas semelhantes às utilizadas no Trem do Corcovado, no Rio de Janeiro. O projeto também foi considerado complementar à revitalização do ramal Vila Inhomirim, ainda que com soluções tecnológicas diferentes.

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Dados de telefonia utilizados no estudo indicam que, no horário de pico da manhã, cerca de 3,2 mil viagens têm origem em Magé e destino em Petrópolis, somando transporte individual e coletivo. Apesar da demanda identificada, o volume de deslocamentos não justificaria a implantação de um eixo de Transporte Público Coletivo de Média-Alta Capacidade (TPC-MAC) voltado prioritariamente a passageiros, reforçando seu caráter turístico. Por essa razão, o projeto foi retirado da Rede Planejada de mobilidade.

Mesmo assim, a iniciativa conta com aval para prosseguir na fase de licitação. Órgãos como o INEA, o IPHAN e o INEPAC já concederam as autorizações necessárias, atestando a preservação do leito ferroviário e o respeito ao patrimônio histórico.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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