Supervia implanta novos horários de trens

AGETRANSP

A SuperVia vai colocar em prática, a partir da próxima terça-feira (12), uma nova grade de viagens nos ramais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna, com foco nos horários de maior movimento. As mudanças, aprovadas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp), foram definidas com base em estudos de demanda e viabilizadas por projetos de manutenção e investimentos realizados pela concessionária. O aporte financeiro do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), também foi decisivo — parte do acordo de transição firmado em dezembro do ano passado.

No ramal Japeri, os passageiros do trecho Nova Iguaçu–Central do Brasil, no pico da manhã (5h às 8h), terão intervalos médios reduzidos de 10 para 6 minutos nos trens expressos. Entre Japeri e Nova Iguaçu, o intervalo cairá de 20 para 15 minutos.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

No ramal Saracuruna, a redução no intervalo vai de 15 para 12 minutos entre Gramacho e a Central do Brasil, tanto no pico da manhã quanto no da tarde (16h às 20h). Além disso, as viagens serão mais rápidas, com economia de até cinco minutos no trajeto total. “O passageiro vai perceber que as viagens de Gramacho durarão menos tempo. A expectativa é de que o tempo total da viagem tenha uma redução de até 5 minutos, graças a um intenso trabalho de manutenção e inspeção que realizamos ao longo da via”, afirma Julia Neves, gerente de Engenharia e Planejamento Operacional da SuperVia.

Agetransp

No ramal Santa Cruz, o trecho Campo Grande–Central do Brasil terá o intervalo médio reduzido de 10 para 9 minutos no pico da manhã. Entre Santa Cruz e Campo Grande, a redução será de 20 para 18 minutos. Assim como em Saracuruna, o tempo total do trajeto até a Central foi encurtado em cinco minutos.

Segundo a SuperVia, as mudanças devem melhorar a fluidez, reduzir a lotação nos trens e garantir mais conforto e agilidade para os usuários do sistema ferroviário.

Via Trolebus