RS concede autorização de trem entre Porto Alegre e Gramado

Imagem feita por IA para fins ilustrativos

O Rio Grande do Sul deu um passo inédito no transporte ferroviário brasileiro. O governador Eduardo Leite anunciou, nesta quinta-feira (7), a autorização para implantação, operação e exploração privada de uma ferrovia de passageiros dentro de um único Estado — a primeira do gênero no país. O projeto, que será executado pela empresa SulTrens, ligará Porto Alegre a Gramado em cerca de uma hora, com duas vias férreas — uma para cada sentido.

O investimento, estimado em R$ 4,5 bilhões, será totalmente custeado pela iniciativa privada. A concessão terá validade de 99 anos e a previsão é que o serviço entre em operação em até sete anos. Durante a construção e operação, o empreendimento deve gerar 22,7 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos.

A nova ferrovia terá 270 km de extensão e passará por 19 municípios, com área de influência em 22, incluindo Canoas, Novo Hamburgo, Igrejinha e Canela. O trajeto contará com 27 cruzamentos rodoferroviários, 15 pontes e viadutos — entre elas uma travessia sobre a BR-290 — e nove túneis. As estações finais ficarão próximas ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e na Avenida das Hortênsias, entre Gramado e Canela.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

O modal será híbrido, movido a eletricidade e diesel, com menor emissão de CO₂ e foco na segurança. O governo estadual destaca que, além de reduzir o tráfego nas rodovias e os riscos de acidentes, a ferrovia deve impulsionar o turismo na Serra Gaúcha e aumentar a arrecadação de tributos.

Para o governador Eduardo Leite, o projeto simboliza um novo momento para o Estado. “Esse investimento privado só se viabiliza porque o Rio Grande do Sul virou a chave. Hoje temos estabilidade fiscal, segurança jurídica e capacidade de atrair grandes empreendimentos”, afirmou.

A proposta passou por um ano de análises técnicas e jurídicas, conduzidas pela Procuradoria-Geral do Estado e pela Secretaria de Logística e Transportes (Selt), que também ficará responsável pela fiscalização do contrato, com relatórios trimestrais da concessionária.

Segundo o secretário Juvir Costella, trata-se de “um projeto robusto, moderno e com grande impacto positivo para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, alinhado ao que já é realidade em países europeus”.

O administrador da SulTrens, Renato Ely, reforçou o impacto turístico da iniciativa: “Este trem será a porta de entrada para experiências únicas na Serra Gaúcha. Nosso objetivo é que o visitante saia encantado com o que há de mais moderno em turismo e mobilidade ferroviária”.

Com a autorização, o Estado se torna pioneiro na adoção do modelo de outorga por autorização para transporte ferroviário de passageiros, abrindo espaço para novos investimentos no setor em todo o Brasil.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus