DF prevê 395 km de novas linhas de Metrô, VLT e BRT

Divulgação

O Distrito Federal apresenta uma grande demanda por transporte coletivo de alta capacidade, enquanto sua rede metroviária permanece limitada, com apenas duas linhas e cerca de 44 quilômetros de extensão.

Não faltam projetos em andamento. De acordo com o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) do Distrito Federal, detalhado no Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, a rede planejada prevê uma extensão total de 395,9 quilômetros. Deste total, 76,1 km são destinados a projetos de metrô, 190,7 km a projetos de VLT e 129,1 km a corredores de BRT.

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O valor estimado de investimentos para os projetos já orçados é de aproximadamente R$ 12,4 bilhões, contemplando 15,1 km de metrô, 115,7 km de VLT e 63,2 km de BRT.

BNDES

Entre os projetos ferroviários, destacam-se expansões da Linha 1 do Metrô-DF, como os trechos para Ceilândia (2,4 km, duas estações e custo estimado em R$ 865 milhões), Asa Norte 1 (715 m, uma estação, R$ 522 milhões) e Asa Norte 2 (7,5 km, oito estações, R$ 1,58 bilhão). Há ainda a previsão de construção da Linha 2, com 65,5 km e 22 estações, embora sem custo estimado ou horizonte de implantação definidos.

Na área de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), os projetos somam cerca de 191 km. Os principais destaques incluem o VLT da Avenida Hélio Prates – Eixo Monumental (30 km, 28 estações, custo de R$ 3,97 bilhões e demanda estimada de 76.601 passageiros/dia) e o VLT TAN-Aeroporto (23 km, 27 estações, R$ 2,59 bilhões e previsão de 36.743 passageiros diários). Outros projetos preveem ligações até Planaltina, Recanto das Emas, BR-070, SIA e até mesmo até a cidade de Luziânia, com 57,6 km, 27 estações e custo estimado de R$ 728 milhões, com uma demanda prevista de 26.400 passageiros por dia.

Foto: Paulo Barros, Ascom Metro-DF

No modal BRT (Bus Rapid Transit), são estimados 129,1 km em corredores exclusivos. Os projetos abrangem os eixos Norte, Sul, Oeste, Sudoeste e ligações interestaduais como o BRT Luziânia/Entorno Sul (31,8 km, R$ 541 milhões, 70.938 passageiros por dia) e o BRT Águas Lindas (16,5 km, R$ 79 milhões, 79 mil passageiros estimados diariamente).

O horizonte de implantação dos projetos varia entre 2028 e 2040, a depender do estágio de elaboração e viabilidade. Os estudos foram desenvolvidos entre 2013 e 2024, com a maioria deles sob responsabilidade do Metrô-DF e da SEMOB-DF. Alguns, como os corredores intermunicipais de BRT, contam com participação dos governos de Goiás e do DF.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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