Rio anuncia novo BRT Metropolitano

Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro deu início nesta quarta-feira (6) às obras do Terminal Margaridas, considerado o primeiro passo para a implantação do BRT Metropolitano. O novo sistema vai integrar ônibus provenientes da Baixada Fluminense ao transporte de alta capacidade da capital, com promessa de reduzir em até 50% o tempo de viagem dos passageiros.

Localizado na interseção da Rodovia Presidente Dutra com a Avenida Brasil, na altura de Irajá, o terminal faz parte de um projeto mais amplo de reestruturação da mobilidade urbana, que também inclui o lançamento do Bilhete Único Metropolitano (BUM).

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Segundo a prefeitura, o Terminal Margaridas será o ponto de chegada dos ônibus intermunicipais, conectando diretamente os passageiros ao sistema BRT. A estimativa é que a nova estrutura beneficie, em um primeiro momento, moradores de Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados e São João de Meriti.

— Com esse novo terminal, criamos uma conexão entre a Baixada Fluminense e a eficiência do sistema BRT. Em seis meses, vamos ter os moradores do Rio e da Baixada totalmente integrados, e a Avenida Brasil será liberada de tantos ônibus paradores que aumentam o caos na via expressa — afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Com mais de 63 mil metros quadrados, o terminal foi projetado para receber ônibus municipais, intermunicipais e os modais BRT e VLT. A previsão é de que as operações comecem no primeiro semestre de 2026. Diariamente, cerca de 200 mil pessoas acessam o Centro do Rio pela Dutra, em 34 linhas intermunicipais que operam com aproximadamente 299 ônibus, com tarifas que variam entre R$ 11,15 e R$ 17,95. Muitos passageiros gastam até quatro horas por dia nos deslocamentos.

Do Terminal Margaridas, os usuários seguirão por faixas exclusivas até o Centro, com conexão no Terminal Intermodal Gentileza, ou até a Barra da Tijuca, Recreio e o Aeroporto Internacional Tom Jobim, por meio dos corredores Transolímpica e Transcarioca.

— O BRT Metropolitano é a liberdade de escolha para o passageiro que circula na região metropolitana, com integração a todos os cantos da cidade do Rio — destacou o vice-prefeito Eduardo Cavaliere.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus