Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o tatuzão “Cora Coralina” ganhando forma no canteiro de obras da futura estação Penha, na Linha 2-Verde do Metrô. O equipamento, que já escavou cerca de 4 km entre o Complexo Rapadura e a estação Vila Prudente, concluiu a primeira etapa dos trabalhos e agora está sendo remontado para iniciar a escavação no sentido contrário, rumo ao ponto de partida. Ao fim do percurso, terá escavado aproximadamente 8 km de túneis.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
O Via Trolebus esteve no local em junho e acompanhou de perto a desmontagem da tuneladora. Durante a visita, a equipe conversou com Thiago de Oliveira Pires, engenheiro civil do Metrô de São Paulo, que detalhou o processo de realocação do equipamento e seu funcionamento.
Veja imagens da desmontagem:

De acordo com o engenheiro, a previsão é que a escavação do trecho entre a Penha e o Complexo Rapadura comece em novembro deste ano. A primeira etapa, iniciada em novembro de 2023, levou cerca de 18 meses para ser concluída até a Vila Prudente. Agora, a máquina se prepara para a segunda fase.
A entrega do trecho entre Vila Prudente e Vila Formosa está prevista para 2027, enquanto a segunda etapa, entre Vila Formosa e Penha, deve ser concluída em 2028.





