CPTM contrata supervisão para operação automática de trens

Renato Lobo - Via Trolebus

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 6 de agosto de 2025, o aviso de licitação para contratação de serviços técnicos especializados de engenharia. O objetivo é a supervisão do projeto e da implantação do Sistema de Operação Automática de Trens (ATO) na malha da operadora.

Apenas a Linha 13-Jade conta com a tecnologia. As demais, assim como a própria linha 13, devem receber o sistema ETCS, por meio das concessionárias.

Já sobre o projeto atual, a sessão pública da licitação está marcada para o dia 10 de outubro de 2025, às 10h, na sede da CPTM, localizada na Rua Boa Vista, nº 162, Edifício Cidade IV, 4º andar, no Centro da capital paulista.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

O edital completo estará disponível a partir desta quinta-feira (6) nos sites www.cptm.sp.gov.br e www.doe.sp.gov.br, além da própria sede da empresa, no 1º andar do mesmo edifício.

De acordo com o comunicado, os anexos técnicos, referentes ao item 7 das Condições Gerais de Execução (Anexo 1 do Edital), deverão ser retirados presencialmente ou pelo site da CPTM. No caso de retirada presencial, será necessário apresentar um DVD ou pen drive no Protocolo de Licitações, situado na Rua Boa Vista, nº 162.

A tecnologia contempla a operação automática dos trens, mas com a supervisão do maquinista.

 

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus