A operação da Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda segue em horário reduzido, mesmo após os 90 dias iniciais de operação assistida previstos após sua inauguração. Segue me curso a implantação de sistemas essenciais para a operação plena do trecho.
De acordo com publicação no Diário Oficial, foi celebrado o Termo de Aditamento nº 04 ao contrato nº 834316001100 com o Consórcio Integração, responsável pela prestação de serviços de engenharia para elaboração de projeto executivo, fabricação, fornecimento e implantação do Sistema de Controle de Tráfego (SCT) entre Varginha e a interface de Grajaú, além do Sistema de Transmissão Óptico (STO) da linha.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
O aditivo prevê a readequação da planilha de quantidades e preços, inclusão de itens e serviços adicionais, e a prorrogação do prazo de execução. O valor do aditivo é de R$ 3.308.267,95, com vigência de cinco meses a partir de 31 de julho de 2025. Segundo o documento, o prazo de operação assistida permanece mantido, com adequação do cronograma físico-financeiro e dos marcos de controle de início e entrega.
O parecer técnico nº 207, datado de 3 de junho de 2025, autorizou a formalização do aditivo. A CPTM ainda não divulgou uma previsão oficial para o início da operação comercial plena da extensão até Varginha.







