A capital Porto Alegre pode entrar para a lista de cidades brasileiras que planejam adotar um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), de acordo com publicação do site Matinal.
Segundo a reportagem, o edital do projeto poderá ser lançado nas próximas semanas. Durante um evento ligado ao programa Centro+, o secretário de Planejamento e Gestão da capital, Cezar Schirmer, afirmou que o sistema de transporte pode seguir o exemplo de cidades como o Rio de Janeiro e a Baixada Santista, atuando também como agente de revitalização urbana.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Ainda não foram revelados detalhes sobre o trajeto, mas o secretário indicou que o VLT poderia partir do Aeroporto Salgado Filho, “passando pela Farrapos, pela rodoviária, até a Praça XV. Para depois ir até o Gasômetro”.
De acordo com Schirmer, o trajeto de 6,8 quilômetros tem potencial para transformar o perfil da Avenida Farrapos. “As avenidas que convergem para o centro estão decadentes, infelizmente”, afirmou o secretário, citando como exemplos as avenidas Voluntários da Pátria, Osvaldo Aranha e a própria Farrapos.
A prefeitura chegou a cadastrar uma proposta para o desenvolvimento e implantação de um sistema de VLT por meio do PAC Seleções – Mobilidade Urbana, em 2023. Agora, por meio do programa Centro+4D, o município irá contratar um diagnóstico denominado “Estudo Setorial de Transporte”, etapa necessária para o desenvolvimento de iniciativas desse modelo e porte.





