O estudo nacional de mobilidade urbana, elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, propõe a requalificação dos ramais ferroviários de Vila Inhomirim e Guapimirim, localizados na Baixada Fluminense, para operação com Veículos Leves sobre Trilhos (VLT).
Atualmente, os dois ramais fazem a ligação dos municípios de Magé e Guapimirim com Duque de Caxias, tendo como ponto de conexão a estação Saracuruna. No entanto, operam com composições antigas movidas a diesel, estações degradadas, sem manutenção adequada e, no momento da elaboração do estudo, sem catracas — o que significa que as viagens são feitas sem cobrança de tarifa. Os passageiros precisam desembarcar em Saracuruna e pagar nova passagem para seguir viagem em direção ao Rio de Janeiro.
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A proposta visa transformar esse cenário precário com a adoção da tecnologia de VLT, modernizando o sistema e integrando os municípios de forma mais eficiente. Além da melhoria da qualidade do serviço, o plano aposta no potencial de revitalização urbana associado ao novo modal, que costuma atrair investimentos no entorno das estações e qualificar os espaços públicos.
Apesar de ter sido anunciado em 2013 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, o projeto pouco avançou ao longo dos anos. Um plano de investimento apresentado apenas em 2023 trouxe estudos preliminares sobre as estações, mas ainda sem dados sobre demanda, estimativas de custo (CAPEX), despesas operacionais (OPEX), impactos ambientais ou definição de fontes de financiamento.









