Com quase 20 quilômetros de extensão, a Linha 5-Lilás do Metrô liga o Capão Redondo até a Chácara Klabin, transportando cerca de 500 mil passageiros por dia. A linha conta com 26 trens originalmente adquiridos pelo Metrô junto à espanhola CAF, além de uma reserva da Frota F — que praticamente não foi utilizada, aparecendo apenas em algumas ocasiões nos últimos anos.
O novo eixo de transporte deve, nos próximos anos, ganhar mais cerca de 5 quilômetros de extensão, a partir do Capão Redondo até o Jardim Ângela. As obras são prometidas ainda para este ano, com previsão de entrega entre 2028 e 2029.
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O novo trecho deverá acrescentar mais 56 mil passageiros por dia, o que deve aumentar a demanda sobre a já apertada frota de trens operada pela ViaMobilidade. Para atender ao novo fluxo, está prevista a aquisição de novas composições. O Via Trolebus apurou que o número de trens pode chegar a até 22 novas unidades. Parte delas deve substituir os oito trens da Frota F, fabricados pela Alstom.
Ainda não se sabe qual empresa será responsável pelo fornecimento do novo material rodante. Também é cedo para afirmar se a ViaMobilidade seguirá os mesmos passos da ViaQuatro que, segundo apuração deste site, após uma licitação, poderá fechar contrato para a compra de seis trens destinados à extensão até Taboão da Serra. No caso da ViaQuatro, a CRRC teria apresentado a melhor proposta.





