Funcionários da ViaMobilidade iniciam treinamentos na Linha 17

Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

Equipes da ViaMobilidade deram início aos treinamentos nas instalações da Linha 17-Ouro do monotrilho, que está em fase final de implantação pelo Metrô de São Paulo. Apesar de as obras estarem sob responsabilidade do poder público, a operação da linha será feita pela iniciativa privada.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

De acordo com publicações de funcionários da concessionária nas redes sociais, foram realizados os primeiros treinamentos relacionados ao sistema de baixa tensão da nova linha.

Monotrilho da Linha 17 Ouro entregue pela chinesa BYD. Na imagem, o véiculo é visto de uma das frentes na diagonal sobre o triho de testes que esta apoiado no piso de concreto. O veículo é branco com uma listra larga preta e uma mais fina azul ao longo de sua lateral. A extremidade da frente lembra a forma aerodinamica de um avião. Na lateral pode-se ver os logotipos do Metro de São paulo e do governo do estado de São Paulo. A foto é diurna.
Novo monotrilho da Linha 17 Ouro entregue pela chinesa BYD. 2024. Foto: Divulgação/Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo.

Início da operação

Segundo o governador Tarcísio de Freitas, a expectativa é que a operação tenha início no primeiro semestre de 2026, em fase assistida. Inicialmente, o serviço funcionará em horários reduzidos, com expansão gradual até alcançar o horário padrão do sistema metroferroviário, das 4h40 à meia-noite, como já ocorre nas demais linhas operadas pela ViaMobilidade e pelo Metrô.

 

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus