O Governo do Estado de São Paulo estuda estender a Linha 15-Prata de monotrilho até Cidade Tiradentes. A ampliação faria parte de uma eventual concessão que combinaria trechos antigos com novos empreendimentos. Embora o governador Tarcísio de Freitas tenha afirmado recentemente que as concessões não estão no radar neste momento, os estudos seguem em andamento — e uma das análises apuradas pelo Via Trolebus trata justamente da possível extensão do monotrilho.
Essa expansão está prevista no plano de investimentos de um potencial concessionário. Vale lembrar que, para sair do papel, ainda são necessárias etapas preparatórias, como o alargamento da Estrada do Iguatemi.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
A extensão estudada também incluiria o trecho até a região do Terminal Cidade Tiradentes, onde está prevista a chegada da futura Linha 16-Violeta do Metrô. Curiosamente, esse mesmo trecho aparece separado em outro estudo, publicado recentemente pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em conjunto com o Ministério das Cidades.
O relatório explica que, “apesar de atualmente se considerar a implantação do trecho como um todo, essa separação foi feita pelo fato de o segundo trecho mencionado apresentar algumas possíveis diferenças na maturidade do projeto em relação ao primeiro trecho, o que pode impactar a implantação do projeto”.
Ainda segundo o documento, a extensão da Linha 15-Prata, que está atualmente em fase de projeto, deverá contar com oito novos trens. A obra está orçada em R$ 3,47 bilhões, com uma demanda estimada de 478 mil passageiros por dia.





