O que se sabe sobre o trem sem trilhos que vai operar no Paraná

O governador do Paraná, Ratinho Junior, divulgou imagens do novo ART – Autonomous Rail Rapid Transit, um veículo semelhante a um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), mas que utiliza pneus de borracha e trilhos virtuais para se guiar. O modelo costuma viralizar com frequência nas redes sociais:

Segundo apuração do Via Trolebus, o trem deve realizar uma série de testes na Região Metropolitana de Curitiba, entre os municípios de Pinhais e Piraquara, em um trajeto com cerca de 10 quilômetros de extensão. Os testes devem durar aproximadamente seis meses, com o objetivo de avaliar a tecnologia, inédita no Brasil. Se for considerada viável, a solução poderá ser implantada em corredores metropolitanos de alta demanda.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

O veículo possui três carros e foi produzido pela fabricante chinesa CRRC. Ainda não se sabe quantas unidades seriam necessárias para a operação da primeira linha.

O ART tem aparecido em planos de novas linhas e tem despertado o interesse de gestores públicos. O diretor da SPTrans, Caio Luz, por exemplo, conheceu um sistema semelhante no México. Um dos estudos que detalha os planos de um VLT no centro da capital, menciona a tecnologia como possibilidade de ser implantada na maior cidade Brasileira.

O Via Trolebus conheceu o ART durante a InnoTrans 2024, em Berlim:

YouTube video

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus